Projeto de Lei não prevê Concursos Federais em 2020

Por André Lima em atualizado em 17/04/2019 09:04

O Governo Federal na última segunda-feira, dia 15, enviou Projeto de Lei Orçamentária para 2020 que não prevê novos concursos.

Após o recente Decreto nº 9.507 com as novas regras para os concursos públicos, o Governo Federal voltou a se manifestar sobre o assunto. O projeto não prevê a realização de novos concursos federais para o ano que vem.

Muitos concurseiros se assustaram com essa notícia mas, para quem acompanha o setor de concursos nos últimos anos, isso não é novidade.

Anúncios de suspensão de concursos também ocorreram em:

  • 2015: Presidente Dilma Rousseff anuncia suspensão de concursos, mas foram abertos concursos para o INSS, IBGE, Banco do Brasil.
  • 2016: LDO restringe concursos para substituição de terceirizados, mas foram abertos concursos para a Fiocruz, Anvisa, Colégio Pedro II, TRFs e TREs.
  • 2017: Orçamento proíbe concursos, mas foram abertos concursos para os TRFs, TRTs, TREs, UFRJ, UFF, Colégio Pedro II, Petrobras e Transpetro.
  • 2018: Orçamento proíbe concursos e admissões, mas foram abertos concursos para Abin, PF, PRF, MPU, Iphan, BB, Liquigás, Petrobras, Transpetro, entre outros

Como você pode perceber, apesar dos anúncios deixarem de cabelo em pé quem está estudando para concursos, a realidade é bem diferente.

Com mais de 50% do quadro de servidores em condições de aposentar, dado revelado pelo próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, não há como os concursos não saírem.

O ministro Paulo Guedes ainda afirmou que: "Precisamos fazer um choque de digitalização do setor público. A ideia não é contratar esses 50% que vão se aposentar".

No entanto, essa lógica não fecha. A digitalização de serviços básicos não será capaz de suprir a grande carência de profissionais. Exemplo disso é o INSS, que pode sofrer um colapso em suas atividades.

Sem a previsão de concursos, diversos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional podem sofrer com a precarização de seus serviços.

Oportunidades

Veja também: