Concurso PRF: Edital fica ainda mais próximo!

Por Rebecca Patrício em atualizado em 27/07/2018 10:07

 

A publicação do edital do concurso da PRF fica cada vez mais próxima. O processo que solicita o concurso tramitou novamente no Ministério do Planejamento e a última movimentação indica que ele foi encaminhado para publicação no DOU.

O pedido saiu da assessoria Técnica e Administrativa e chegou à unidade de publicação de matérias da imprensa nacional na última quarta-feira, 25 de julho. O concurso da PRF já está previsto para acontecer no ano de 2018 desde que o ministro da Segurança Pública havia anunciado a autorização para contratar 500 policiais rodoviários federais. Agora, o Departamento de Polícia, tenta junto ao MPOG, a autorização para aumentar o número de vagas para 3.000 oportunidades.


Sobre inscrições e vagas do concurso PRF

Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas PRF precisam obter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, por instituição reconhecida pelo MEC. (exigência a partir de 2009). Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal. Possuir Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para conduzir veículos automotores de, no mínimo, categoria "B" e ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse - Não há idade máxima estabelecida.

Sobre a prova do concurso PRF

O último concurso para PRF foi realizado em 2013 e aplicado pela banca Cespe. Vale notar que o Cespe foi a banca deste certame em 2002, 2004, 2008 e 2013. Somente em 2009 tivemos uma exceção, quando a prova foi aplicada pela banca Funrio.

Em 2013 foram oferecidas 1.000 vagas no edital PRF. O concurso contou com 109.769 inscritos, uma concorrência superior a 100 candidatos por vaga.

As etapas do último certame, 2013 foram:

Obs: Neste novo edital podem haver modificações · Prova Objetiva e Discursiva (eliminatório e classificatório) · Exame de Capacidade Física (eliminatório) · Avaliação de Saúde (eliminatório) · Avaliação Psicológica (eliminatório) · Investigação Social (eliminatório) · Avaliação de Títulos (classificatório) · Curso de Formação

Veja também: