Orientação de Estudo (1) - Aulas Presenciais ≠ Telepresenciais ≠ Online

Nos últimos anos, além das aulas presenciais, em salas de aula tradicionais, o desenvolvimento tecnológico levou centenas de entidades de ensino a produzir aulas a distância, que se vêm tornando, dia a dia, mais e mais eficientes.

A tecnologia mais comum é conhecida como telepresencial e consiste em reunir alunos em uma sala, em dias e horários pré-definidos, para assistir, em televisão ou telão, à retransmissão de uma aula que está sendo ministrada em um outro local, geralmente um grande centro.

Outro recurso tecnológico - sem dúvida mais eficiente - é o uso da internet para permitir ao aluno acesso a aulas online, planejadas, gravadas, armazenadas, e com acompanhamento individual do estudante.

Esses dois modelos apresentam diferenças, das quais apresentamos dez no quadro a seguir:

TELEPRESENCIAL ONLINE

Aulas em dia e horário definido.

Aulas disponíveis em qualquer horário.

O aluno se locomove para locais definidos em cada cidade.

O aluno assiste em qualquer lugar, no seu computador, às aulas dos professores.

O aluno deve ter sorte para sua pergunta ser selecionada e respondida pelo professor, porque são muitas as cidades de onde partem as perguntas.

O professor responde a todas as perguntas, de todos os alunos, via tutoria.

O aluno só tem acesso às perguntas escolhidas e respondidas pelo professor.

O aluno tem acesso a todas as perguntas já feitas e respondidas, o que amplia seu horizonte.

As aulas são transmitidas de uma sala de aula normal, ou de um estúdio, com as improvisações normais de qualquer aula.

As aulas são gravadas em estúdio, após minucioso planejamento, detalhamento e seleção de recursos audiovisuais, com apoio de toda uma equipe de engenharia didática.

Como em sala de aula, o professor pode deixar de abordar um ou outro item do programa.

O conteúdo é pré-progamado, e conferido após a gravação. Havendo falha, a aula é regravada antes de aprovada e liberada.

Como em sala de aula, a matéria dada no dia, termina no mesmo dia.

A matéria a que o aluno assistiu, pode ser revista em qualquer outro dia e horário, tantas vezes quantas necessárias ao pleno entendimento.

Como em sala de aula, o professor fala e responde a perguntas uma vez, ou duas.

O aluno, se preciso, faz o professor repetir dezenas de vezes tudo o que está dizendo.

A concentração do aluno sofre com a presença e interferência dos colegas.

A concentração do aluno é facilitada por ter o professor sozinho com ele.

Com dia e horário definidos, o fator da predisposição física ou psicológica do aluno não pode ser levado em consideração.

Se em determinado horário, ao aluno falta disposição física ou psicológica, ele se reprograma e assiste à aula noutra hora, noutro dia.

Nesses anos, a Vestcon tornou-se líder brasileira em tecnologia online, conseguindo marcas impressionantes, como a velocidade do aprendizado, que chega ao sêxtuplo da normal. Significa que o aluno, em média, aprende em uma hora o que demoraria seis em qualquer sala de aula dos melhores estabelecimentos de ensino. É isso mesmo! Uma hora, em vez de seis.

As aulas online Vestcon compreendem:

  1. Aula-texto: conteúdo escrito, com gráficos ou não, que o aluno lê e, se quiser, imprime.
  2. Aula-vídeo: o professor aparece na tela do computador explicando o conteúdo da aula-texto e o aluno pode fazê-lo repetir tantas vezes quantas necessárias.
  3. Exercícios: o aluno clica e aparece uma lista de exercícios para serem resolvidos.
  4. Correção de exercícios: o aluno clica e aparece seu aproveitamento e as respostas certas são indicadas onde ele errou. Após identificar os erros, o aluno pode voltar à aula-texto ou à aula-vídeo quantas vezes queira.
  5. Tutoria: ao clicar em "Tutoria" aparece um cartão para nele o aluno escrever sua(s) dúvida(s). Porém, nesse cartão aparece um link para "Perguntas já respondidas", onde um clique faz aparecerem as perguntas já feitas e respondidas sobre aquele assunto. Na maioria das vezes, o aluno encontra ali sua dúvida já solucionada, caso contrário, deve escrevê-la e o tutor lhe fará os esclarecimentos necessários.

Professor Ernani Pimentel

Artigos recentes

Veja também: