Concurso do MPU deve atrair mais candidatos

Por Proativa Comunicação | 23/07/2010 15:07

Com a possibilidade de reajuste salarial e criação de mais cargos, seguir carreira no Ministério Público da União se torna ainda mais vantajoso

 

Dois projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional deixam os candidatos ao concurso do Ministério Público da União (MPU) ainda mais animados, além de motivar outras pessoas, que não pensavam em concorrer, a tentar uma vaga no órgão.

 

O Projeto de Lei nº 6.804, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários, prevê um reajuste salarial de 56,42% para Auxiliares, Técnicos e Analistas do MPU. A proposição tramita em regime de prioridade e, atualmente, aguarda parecer da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

 

Com a tramitação um pouco mais avançada, o PL 5.491/2009, trata a respeito da criação de cargos e funções nos quadros de Pessoal dos ramos do Ministério Público. A proposta, se aprovada, criará 6.804 cargos de Técnicos e Analistas. Atualmente, o Projeto já foi aprovado pela Câmara e enviado para o Senado. Há a expectativa de que as novas vagas possam ser preenchidas já no concurso que ocorre no dias 11 e 12 de setembro, para o nível superior e médio, respectivamente.

 

Os cargos criados serão distribuídos da seguinte forma: Ministério Público Federal - MPF (2.314 vagas, 620 para Técnico e 1.694 para Analista); Ministério Público do Trabalho - MPT (3.080 vagas, 1.540 para Técnico e 1.540 para Analista); Ministério Público Militar - MPM (114, 31 para Técnico e 83 para Analista); e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT (1.296, 864 para Técnico e 432 para Analista).

 

"Mesmo que essas proposições não sejam aprovadas e sancionadas este ano, elas devem entrar em vigor no próximo ano. E como há a previsão de que o concurso para o MPU seja anual, até 2013, a expectativa é muito boa para os estudantes, principalmente, para aqueles que não conseguirem garantir uma vaga no concurso de 2010", considera Norma Pimentel, diretora executiva do Grupo Vestcon.  

 

Portanto, a ideia é não parar de estudar. Os concorrentes que iniciarem a preparação, ainda este ano, terão as chances aumentadas para os próximos concursos. Apenas para 2010, serão oferecidas 594 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Para os cargos de nível médio, a estimativa é de que mais de sete mil provas discursivas sejam corrigidas no Distrito Federal. Ao todo, 66.880 provas deverão ser corrigidas em todo o país.

 

Preparação completa - Opções não faltam para os estudantes que querem se preparar bem para o concurso do MPU. O Grupo Vestcon, por exemplo, oferece aulas presenciais e por meio da Internet, que privilegia vários horários e todas as disciplinas cobradas pelo Edital do concurso, além de livros e apostilas.

Nos cursos onlines, o candidato pode optar, separadamente, por cada disciplina, ou pelos pacotes. A VestconEaD oferece um pacote que contempla as disciplinas que serão cobradas para todos os cargos e dois pacotes especiais completos, que abrangem conhecimentos básicos e específicos para os cargos de Analista Administrativo e Técnico Administrativo.

 

Para o pacote especial, a diferença é que as vídeoaulas são gravadas nos cursos presenciais, o que garante uma abordagem ampla dos conhecimentos que serão cobrados na prova. A VestconEaD disponibiliza cinco ferramentas para quem optar pelos cursos via Internet: vídeoaulas, exercícios, mediateca - que disponibiliza links, arquivos em pdf, entre outros materiais -, tutoria e textos com o conteúdo programático. Após contratar os serviços, o candidato tem até 70 dias para acessar o produto solicitado.

 

A gestora da VestconEad, Fabrícia Gouveia, indica que, ao optar pelos cursos online, os estudantes criem um plano de estudo, com o objetivo de otimizar o tempo e obter bons resultados. "As pessoas, às vezes, confundem a Educação à Distância, com mais liberdade. Mas o ideal, é que a pessoa reserve algumas horas do dia para o estudo, sem interrupções. Dessa forma, o aprendizado é facilitado", afirma.

 

Para os cursos presenciais, que ocorrem nas três unidades da Vestconcursos - 704 Sul, 906 Norte e Pistão Sul -, também é possível escolher cursos completos e por matérias.

 

Na primeira opção, que contempla várias disciplinas, os cursos são direcionados para os cargos de Analista Administrativo, Analista em Contabilidade e Finanças, Analista em Informática, Analista Processual, Técnico Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Segurança e Transporte. Ainda são oferecidos cursos com aulas em conhecimentos comuns para Técnico e Analista Administrativo, Revisão Avançada em Exercício e Vestsimulado para MPU.

 

Para quem preferir fazer cursos apenas de uma matéria específica, a Vestconcursos disponibiliza aulas para Administração Pública, Direito Penal - Área Processual, Legislação Aplicada ao MPU, Administração de Matérias, Direito Administrativo, Legislação e Informática. Cada encontro corresponde a 5 horas-aula de 40 minutos. Tudo disso, com material didático completo, gerenciamento de estudo, além de reforço online para alguns cursos presenciais.