Concurso Agente Penitenciário MG: 2.300 vagas para nível médio!



Grande notícia concursandos! No dia 10 de outubro o governo do estado de Minas Gerais anunciou que realizará concurso público com o objetivo de substituir os trabalhadores contratados por concursados. O concurso é mais do que necessário tendo em vista que o contrato de aproximadamente 1.800 Agentes Penitenciários não pode mais ser renovado e o prazo de validade é até 31 dezembro de 2017.

A publicação de um novo edital visando a melhoria da capacidade de atendimento e das condições de trabalho do sistema penitenciário do Estado de Minas Gerais está próximo de acontecer. As vagas serão para Agente Penitenciário com exigência de nível médio e iniciais de até R$ 4 mil!

Concurso Agepen MG próximo

Os planos do Governo do Estado de Minas Gerais, para cumprir acordos com o Ministério Público, foi realizar três concursos consecutivos para substituição de agentes de segurança penitenciário (58,15% dos 17.042 profissionais atuantes são terceirizados) contratados por efetivos (concursados). O primeiro certame aconteceu em 2012, oferecendo 3.410 vagas. Já o segundo, no final 2013 foram 3.535 vagas (ainda não encerrado). O terceiro concurso está prestes a ter o edital publicado.

De acordo com a subsecretária de Estado de Gestão de Pessoas, Warlene Salum Rezende, Minas Gerais já pode ampliar o quadro de pessoal nas áreas de saúde, educação e segurança nos casos de substituição de trabalhadores por motivos de aposentadorias, demissões e exonerações. Segundo a subsecretária o Estado voltou ao limite prudencial de despesas estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ainda segundo o subsecretário de Estado de Atendimento Socioeducativo, Danilo Emanuel de Oliveira Santos, o edital visando o preenchimento de 2.300 vagas para cargos de Agentes e Técnicos já está em fase de análise.

> Conquiste uma das oportunidades com a Apostila Agepen-MG confira! <

Quem pode fazer o concurso Agente Penitenciário 

Uma vez aberto o concurso, as oportunidades serão para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário. Será necessário que o candidato possua certificado de ensino médio ou curso profissionalizante, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

A remuneração inicial será de R$ 4.098,00 para jornada de trabalho de 40h semanais em regime de dedicação exclusiva, o que inclui o período noturno, sábados, domingos e feriados.

Último concurso Agepen-MG 

O último certame, realizado em 2013, contou com 3.535 vagas para ambos os sexos. As avaliações foram realizadas através de prova escrita objetiva, redação, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico, curso de formação técnico-profissional e investigação social. Foram 50 questões na prova objetiva de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas:

  • Português; 
  • Raciocínio Lógico Quantitativo; 
  • Conhecimentos Gerais.

Confira os materiais que separamos para você e garanta sua vaga!

Atualizado em 12/1/2018