Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Artigos recentes
Por Ranil Aguiar | 16/08/2011 11:08

Aprender constantemente e saber utilizar os conhecimentos adquiridos levam ao sucesso pessoal e profissional.

Tem uma frase muito comum que diz que devemos ser "hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje". Quero que você adote essa frase como um princípio, para juntos perseguirmos a melhoria contínua, pois precisamos ser eternos aprendizes.

Quando acreditamos que já sabemos tudo, começamos a desaprender e deixamos de evoluir como profissionais e como seres humanos.

As instituições públicas e privadas investem na captação de talentos e, também, no desenvolvimento das competências dos seus profissionais, porque é necessário desenvolver as pessoas para que a instituição conquiste o seu crescimento e se torne mais competitiva.  Porém, as organizações precisam, por meio da gestão do conhecimento, alinhar o  desenvolvimento das pessoas com as estratégias da organização. Não é apenas o aprender por aprender, o conhecimento pelo conhecimento, mas como esse conhecimento pode trazer melhorias para o indivíduo, para a organização e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos, aumentando os lucros, fidelizando os clientes e conquistando inovação.

Considero um equívoco acharmos que a responsabilidade pelo nosso desenvolvimento profissional e pessoal é responsabilidade apenas da organização a qual pertencemos, afinal o futuro e o crescimento estão intimamente relacionados com o investimento que fazemos em educação.

Para alguns, o momento de planejar melhorias e mudanças é sempre o mês de janeiro, aproveitando as energias que o novo ano traz. Mas estamos em agosto. Será que vamos esperar até janeiro do próximo ano para tomarmos uma atitude?

Por isso, lanço um desafio: vamos começar agora a investir no nosso desenvolvimento pessoal e profissional?

Quais os cursos que você sempre quis fazer e até hoje não fez? Línguas, oratória, preparação para concurso público, marketing pessoal, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado...
A mudança e o seu desenvolvimento pessoal e profissional dependem de você. Precisamos estar prontos para quando as oportunidades aparecerem... isso, sim, é sorte.

Seja o líder da sua vida. Seja o líder dos seus sonhos.


Ranil Aguiar
Professora de Gestão de Pessoas da Vestconcursos